Secretaria de Educação Charqueada aponta crescimento no IDEB no município

O Ministério da Educação (MEC) divulgou segunda-feira (03/09), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Os números publicados apontam que o município alcançou e superou a meta projetada para 2017, ano-base dos indicadores.

O IDEB é divulgado de dois em dois anos, sendo calculado com base no desempenho de alunos em testes de português e matemática e nas taxas de aprovação nos ensinos Fundamental e Médio.

A Secretária Municipal de Educação, Cláudia Zanatta destaca que as metas estabelecidas pelo IDEB são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos segundo o INEP/MEC.

As escolas da rede pública municipal de Charqueada conseguiram no parâmetro de 4ª série/5º ano do ensino fundamental, a nota geral do município subiu de 6,5, em 2015, para 6,7, em 2017. Resultado acima da meta projetada, que era de 6,3 para o ano passado.

Já para alunos de 8ª série/9º ano do ensino fundamental, subiu de 4,8, em 2015, para 5,6 em 2017.

A secretária Claudia Zanatta explica que apesar das dificuldades enfrentadas, este resultado é fruto de um árduo trabalho em equipe, muita dedicação e compromisso de todos os envolvidos. Essa conquista é mérito dos professores, equipe gestora, técnicos da secretaria, alunos, pais e todos que contribuem direta ou indiretamente para o sucesso escolar.

Em educação, essas conquistas não acontecem da noite para o dia, é um trabalho que se inicia na Educação Infantil (de 0 a 6 anos) e se solidifica a cada ano. Portanto é a soma de esforços de todos os profissionais da educação, que ao longo do processo ensino-aprendizagem colaboram para a melhoria da educação do município.

 Ainda é preciso avançar em relação ao currículo e tantas outras necessidades; uma das ações é a implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e a construção de um projeto educacional adequado, refletindo sobre a escola que temos e a escola que queremos.

Cabe a gestão municipal juntamente com toda a comunidade escolar, diante do bom resultado, acreditar que através de um trabalho sério podemos avançar cada vez mais!

Imprimir